Monumento da beata Menina Benigna, com 26 metros de altura, começa a ser montado em Santana do Cariri

Foto: Reprodução



Inhumas, distrito de Santana do Cariri e local onde Benigna Cardoso da Silva - a beata Menina Benigna - nasceu, vai contar com uma ampla área requalificada e adequada para receber as tradicionais peregrinações e romarias em homenagem à mártir católica. A construção do complexo religioso encontra-se com mais de 90% de apronto e o monumento que retrata a imagem da beata começou a ser erguido no último dia 15.

A estrutura tem aproximadamente 26 metros de altura. As peças que compõem o monumento foram esculpidas ao longo dos últimos meses por uma equipe de artesãos no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e transportadas ainda no fim do ano a Santana do Cariri.

Ao todos, cerca de R$ 15 milhões investido n equipamento que fica sobre supervisão da superintendência de Obras Publicas do Ceára (SOP). E transportada ainda no fim do ano a santana do cariri.

“As melhorias que esse espaço religioso está recebendo promovem a valorização da cultura cearense, do turismo regional e da história do Cariri como um todo. O município de Santana do Cariri, que já é bastante visitado na parte histórica por conta do Museu de Paleontologia, agora ficará muito mais movimentado pelo grande número de romeiros, colocando o santuário da beata Menina Benigna no roteiro dos principais monumentos caririenses, como o Padre Cícero em Juazeiro do Norte, Nossa Senhora de Fátima no Crato e Santo Antônio em Barbalha”, observa o gerente do 10º Distrito Operacional da SOP, José Muniz. Além da montagem do monumento, para a conclusão da obra restam alguns serviços hidráulicos e de paisagismo. O espaço, que possui uma capela e um memorial para a beata, também está ganhando novas estruturas implantadas em um terreno de 48 mil m². São elas: um templo para missas campais, uma trilha pavimentada de cerca de 600 metros conhecida como Caminhos do Martírio, ampla área de estacionamento para motos, carros e ônibus, passeios em piso intertravado, esplanada central, rampas de acesso, vias laterais e jardins arborizados. “Este equipamento é resultado de uma série de investimentos para ampliar e qualificar o turismo religioso em todo o estado. O complexo que está sendo construído em Santana do Cariri vai representar um avanço no turismo, na economia local, além de proporcionar aos cearenses e pessoas de outras partes do Brasil um espaço para professarem sua fé. Além deste complexo, temos intervenções acontecendo nos complexos de São Francisco, em Canindé, e no de Santo Antônio, em Caridade”, ressalta o titular da SOP, Quintino Vieira.

De menina a beata Sendo a primeira personagem histórica consagrada como beata no estado, Menina Benigna é um símbolo da religiosidade cearense, sobretudo na região do Cariri, tão marcada pela influência de Padre Cícero. Santanense aclamada como “Heroína da Castidade”, a jovem de Inhumas nasceu em 15 de outubro de 1928, vindo a falecer aos 13 anos de idade, em 24 de outubro de 1941, vítima de assassinato cometido por Raul Alves, ao tentar violentá-la. A resistência da moça às agressões tornou-se um marco da fé popular e da luta contra abusos sofridos por mulheres, crianças e adolescentes. Em 2011, a Diocese do Crato deu início ao seu processo de beatificação. Em 2019, o martírio de Benigna foi reconhecido pelo Vaticano, sendo oficialmente beatificada em outubro 2022, em grande celebração ocorrida no crato,com a presença de milhares de romeiro.

Para expressar sua religiosidade através de festividades e celebrações ecumênicas, a população do interior cearense vem sendo beneficiada com uma série de melhorias infraestruturais, de forma a comportar o grande movimento de pessoas pelos centros religiosos do estado. É o caso das obras que atualmente ocorrem nos complexos de São Francisco e de Santo Antônio, nos municípios de Canindé e Caridade, respectivamente. Os investimentos para os complexos da Beata Benigna, São Francisco e Santo Antônio juntos somam em torno de R$ 40 milhões aplicados pelo Governo do Ceará.

Fonte: Miseria

Postar um comentário

0 Comentários